SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP promove Plano de Ações das Cooperativas Educacionais de Pais de Alunos em mais duas cooperativas
12/07/2017

Nos dias 3 e 4 de julho, o Sescoop/SP deu continuidade ao Plano de Ações das Cooperativas Educacionais de Pais de Alunos, projeto cujo objetivo é contemplar as boas práticas da governança e gestão cooperativa no intuito de promover a perenidade e sustentabilidade do negócio.

Dessa vez, as cooperativas educacionais Cooperensino (Colégio Pólis), de Ourinhos, e Cooperelp, de Lençóis Paulista, receberem a equipe de profissionais do Sescoop/SP – consultora do ramo Educacional, Priscilla Coelho; consultora jurídica, Natália Marques; e consultor contábil, Jailson Campelo.

As reuniões para devolutiva do Programa de Acompanhamento de Gestão Cooperativa (PAGC) aconteceram no dia 3 de julho no Colégio Pólis e no dia 4 de julho da Cooperelp. Nas duas, estiveram presentes representando as cooperativas os presidentes, Conselho de Administração, diretorias pedagógicas, funcionários, cooperados, advogados e contadores que prestam serviço às cooperativas.

“A Cooperensino espera obter com o plano uma análise de se estamos trabalhando de forma correta e o que pode ser feito para melhorar. Estamos gostando, foi desenvolvido de forma profissional com ideias para mudanças e aprimoramento”, afirma o presidente da Cooperensino e diretor do ramo Educacional da Ocesp, Dejair Besson.

Segundo ele, no mesmo dia em que foi a reunião foi realizada, a cooperativa já conseguiu detectar que alguns procedimentos necessitavam de ajustes e outros de melhorias. “Temos reunião de Conselho nesta semana e já adotaremos alguns dos itens propostos. Foram detectados erros que no dia a dia acabam passando desapercebidos e que somente profissionais qualificados poderiam apontar”, conta.

O presidente da Cooperelp, Altair Souza, também considera o plano uma forma de detectar pontos que necessitam de melhorias. “É uma forma de orientação e consultoria para que possamos corrigir alguns erros”, destaca. Segundo ele, a reunião inicial já esclareceu diversas dúvidas. “Vamos fazer correções no estatuto que foi passado e depois daremos início a algumas mudanças”, diz.

Agora, o próximo passo para o Colégio Pólis e a Cooperelp será a entrega de um Plano de Melhoria, para adequação das cooperativas em relação a pontos abordados nas reuniões. “Para conclusão do módulo, também será dada uma palestra de Governança Cooperativa abordando os temas levantados nas devolutivas. E serão realizados, sucessivamente, os módulos que oferecerão os cursos de Gestão Financeira e de Contratos, Estudo Tributário do segmento e finalizaremos com um curso de Planejamento Estratégico”, explica a consultora Priscilla Coelho.

As próximas cooperativas que serão visitas para o Plano de Ações são a Campos de Holambra, CEC e Coopep.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.