SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Ocesp e Sescoop/SP reforçam integração com as Unimeds paulistas no Suesp
12/07/2017

A Ocesp e o Sescoop/SP marcaram presença mais uma vez no Simpósio das Unimeds do Estado de São Paulo (Suesp), realizado entre os dias 5 e 8 de julho, no Guarujá (SP). A 34ª edição do tradicional evento de integração das Unimeds, que contou com a participação de cerca de 900 pessoas, apresentou importantes debates e reflexões sobre o futuro das cooperativas de trabalho médico diante de um cenário de grandes desafios para a saúde suplementar no País.

Sinalizando a importância da parceria com as Unimeds, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, esteve no Suesp durante os quatro dias. Na abertura oficial, no dia 5, Del Grande compôs a mesa solene ao lado de dirigentes, lideranças médicas e políticas e empresários que, juntos, buscam caminhos e soluções para os desafios da saúde suplementar. "O modelo das Unimeds é um caso de sucesso no mundo todo. Estamos comprometidos com o fortalecimento das cooperativas e queremos ser parceiros nessa busca constante pelo aprimoramento da gestão e dos resultados das Unimeds", frisa Del Grande.

O estande do Sistema Ocesp recebeu cerca de 480 visitantes e foi um espaço de aproximação e relacionamento com as lideranças durante todo o evento. "Nossa participação no Suesp reforça a parceria com as Unimeds e renova a disposição de trabalhar em conjunto. Nessas ocasiões sempre surgem oportunidades para mostrar os nossos serviços e conhecer um pouco mais sobre a realidade das cooperativas", explica a coordenadora de Gestão e Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/SP, Lajyarea Duarte.

Confira videoclipe sobre o evento

Mudança no modelo assistencial
O futuro do cooperativismo de trabalho médico tem muitos desafios, mas um dos mais urgentes é certamente a mudança do modelo assistencial, conforme destacou o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Barrozo Medeiros Pullin na abertura do Suesp. O dirigente ressaltou o trabalho conjunto que vem sendo realizado pelas estruturas do Sistema Unimed em prol da sustentabilidade do cooperativismo de trabalho médico. "Temos um objetivo comum que é o de induzir a mudança do modelo assistencial praticado pelas cooperativas médicas. O formato atual não é sustentável e mudar essa estrutura é a nossa missão", afirmou. 

Para essa mudança as Unimeds contam com o apoio do Sescoop/SP. O suporte vai desde a promoção de intercâmbios técnicos internacionais até o desenvolvimento de programas de formação de equipes para a implantação de estratégias de Atenção Primária à Saúde.

Orestes Pullin enfatizou que para sobreviver no mercado da saúde suplementar as Unimeds precisam inovar no atendimento aos beneficiários. Para ele, o melhor caminho a ser seguido é a inserção da Atenção Primária à Saúde (APS). "Precisamos deixar de ter o foco na doença e começarmos a pensar no que o nosso beneficiário realmente necessita. Precisamos inserir a atenção primária e incluir os conceitos de qualidade assistencial. Essa é uma demanda de todo o setor de saúde suplementar", disse.



O secretário de Estado da Saúde, Davi Uip, ressaltou que a situação da saúde agravou-se nos últimos anos com a crise. "A administração direta do serviço público de saúde é impraticável. Um milhão de paulistas perderam seus planos de saúde nos últimos anos e passaram a ser recebidos nos hospitais públicos. Defendo a terceirização do serviço, a parceria público-privada, como na relação do governo com a Unimed, para amenizar a situação."

O presidente da Fesp, José Martiniano Grillo Neto, ressaltou a importância das palestras e das discussões técnicas do Simpósio para os avanços na gestão e nos resultados do Sistema Unimed, e também enfatizou o encontro como momento de integração e lazer da família Unimed: "reunimos mais de mil pessoas, entre médicos cooperados e familiares". Grillo fez questão de chamar ao palco e homenagear o diretor de Desenvolvimento Humano da Fesp, Marcos de Almeida Cunha, pelo sucesso do Suesp. Entre os integrantes da mesa de abertura também estava o presidente da Fundação Unimed e diretor da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Eudes de Freitas Aquino.

Premiação
O trabalho realizado pelo Sescoop/SP em parceria com as Unimeds recebeu mais um reconhecimento no Suesp. A Unimed Guarulhos, com o projeto Melhoria do Pronto Atendimento – Hospital Unimed Guarulhos Unidade I, ficou com 2º lugar no Prêmio Melhores Práticas das Unimeds Paulistas. O projeto coordenado pela médica Andrea Gushken surgiu a partir da metodologia Ciência da Melhoria na Prática, desenvolvida pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), com o apoio do Sescoop/SP. Em 1º lugar no prêmio ficou a Unimed Franca, com inovação no processo de desospitalização como principal fator de redução do custo assistencial. Em 3º lugar ficou a Unimed Araras, com o sistema de auditoria para contas de intercâmbio. (Com informações da organização do Suesp)

Confira videoclipe sobre o evento 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.