SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Sescoop/SP apresenta indicadores à FNCC e cooperativas independentes
05/07/2017

Durante reunião de diretoria da Federação Nacional das Cooperativas de Crédito (FNCC), realizada em 28 de junho, a equipe de consultoria técnica do Sescoop/SP apresentou os benefícios do Programa de Acompanhamento Econômico-Financeiro das Cooperativas (GDA) para a geração de indicadores do cooperativismo de crédito paulista. A apresentação abrangeu os dados de 13 das 15 instituições financeiras cooperativistas que integram a FNCC, com o propósito de demonstrar as funcionalidades da ferramenta. O evento reuniu filiados, representantes e convidados na sede da CrediSG.
Na ocasião, o consultor técnico-contábil do Sescoop/SP, Ronaldo Nagai, traçou um panorama geral sobre as cooperativas de crédito filiadas à FNCC, a maioria delas classificadas como capital e empréstimo. Por meio do GDA, é possível a comparação de indicadores entre as instituições que atuam no mesmo segmento e também com o conjunto de cooperativas do ramo Crédito no Estado.
Essa é a principal vantagem da ferramenta, na opinião do presidente da FNCC, Wanderson Oliveira. Segundo ele, antes, a federação tinha apenas a possibilidade de realizar um levantamento periódico de dados gerais do Sistema Financeiro Nacional, disponibilizados pelo Banco Central, sem a possibilidade de compará-los com as instituições do sistema cooperativista. “Com base nos indicadores das cooperativas, poderemos adotar estratégias, ações e projetos visando à melhoria da nossa gestão”, explica.
Para o coordenador da CoopEricsson, André Brone, o GDA beneficia as cooperativas que têm estruturas mais enxutas, pois otimiza o tempo da equipe na elaboração de relatórios mais detalhados. A cooperativa de capital e empréstimo integra a FNCC e trabalha com a ferramenta há cerca de um ano para gerar indicadores que auxiliem a diretoria na tomada de decisão.  “Muitas vezes tínhamos essas informações na mão, mas não nos sobrava tempo para cruzar esses dados”, relata.

Outros assuntos

De acordo com o consultor técnico de gestão do ramo Crédito do Sescoop/SP, Rodrigo Dias, durante a reunião da FNCC também foram apresentadas possíveis soluções do Sescoop/SP, como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), além das ações de promoção social e formação profissional oferecidas. “Foi um momento de grande exposição dos nossos produtos e serviços com foco no GDA”, afirma.

Na mesma reunião, o superintendente da Ocesp, Aramis Moutinho Junior, também discorreu sobre as questões sindicais que interessam ao ramo Crédito, seja do ponto de vista dos sindicatos patronais como dos laborais.
 
 
 
 


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.