SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Cooperata comemora Dia da Diversidade com ação do Sescoop/SP
05/07/2017

Desde 2013, o grupo Carrefour – do qual fazem parte o mercado Atacadão e sua cooperativa de crédito, a Cooperata – atua com o compromisso de debater a diversidade em diferentes âmbitos, devido a um acordo fechado entre o presidente do grupo, Georges Plassat, e a ONU.

Todas as empresas do conglomerado passaram, então, a se engajar na causa e a comemorar, no dia 30 de junho, o Dia da Diversidade. A Cooperata, com apoio do Sescoop/SP, promoveu no último dia 30 a palestra “Sensibilização para a Inclusão”, que, segundo o analista de projetos de Responsabilidade Social do Sescoop/SP, Eduardo Nishida, teve o objetivo de transmitir conceitos importantes sobre inclusão de pessoas com deficiência para funcionários e cooperados, buscando incentivar a participação nos cursos de Libras promovidos na cooperativa – outra ação desenvolvida pelo Sescoop/SP.

“As organizações que investem na promoção da diversidade já perceberam que ela traz ganhos às relações sociais entre funcionários, fornecedores e clientes, e também reflete nos resultados econômicos, por meio do engajamento, inovação e criatividade das equipes”, explica ele. Além disso, a valorização e o respeito à diversidade fazem parte da Agenda 2030 da ONU –  o ODS 10 tem como objetivo empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. “Portanto, quando uma cooperativa dedica um dia para celebrar a diversidade, ela demonstra estar alinhada à agenda da ONU e reconhece a diferença entre as pessoas como uma riqueza”, ressalta.
                                  
De acordo com a gerente da Cooperata, Ana Paula Fernandes, a cooperativa reconhece a importância do tema diversidade e foi convidada a participar da comemoração promovida pelo Atacadão devido a ações realizadas anteriormente com o Sescoop/SP. Segundo ela, a Cooperata considera que não basta incluir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, também é preciso proporcionar um ambiente adequado para que esse colaborador possa se desenvolver profissionalmente. “Pensando nisso, desde 2015 oferecemos o curso de libras, com o objetivo de facilitar a comunicação entre os colaboradores com deficiência auditiva e ouvintes”, conta.

Nos anos de 2015 e 2016, foram capacitados em Libras os colaboradores de Recursos Humanos da cooperativa, para auxiliar no processo de contratação. Já neste ano, além da continuação da formação da equipe de RH, haverá uma nova turma de líderes de departamento, com o objetivo de facilitar a integração do colaborador com deficiência e prestar o suporte necessário no processo de treinamento e capacitação – o curso acontecerá entre os meses de junho e julho.

A gerente reforça que sem a parceria com o Sescoop/SP dificilmente a Cooperata conseguiria realizar ações de inclusão. “Os profissionais do Sescoop/SP são muito engajados e prestam todo o suporte necessário para implantação dos projetos propostos pela cooperativa”, destaca. Isso demonstra a importância do Programa Cooperativa Inclusiva do Sescoop/SP, que desenvolve projetos e ações de sensibilização e mobilização em prol da inclusão de pessoas com deficiência no trabalho e na vida social. “Os desafios enfrentados pelas cooperativas para a implantação de uma gestão mais sustentável e inclusiva são muitos e é importante que elas saibam que podem contar com o Sescoop/SP nessa jornada”, explica Nishida.

Curso de Libras do Sescoop/SP

Ao longo de todo o ano, o Cooperativa Inclusiva promove ações de inclusão e cursos de capacitação em Libras nas cooperativas paulistas. A Coop – Cooperativa de Consumo e a Unimed Amparo também promoverão o curso de Libras nos próximos meses.

Oferecido em 3 níveis – básico, intermediário e avançado -, o curso possui carga horária de 40h, divididos em 10 módulos. Trata-se de uma ação centralizada, por isso, sua solicitação deve ser feita no momento do planejamento ou replanejamento da cooperativa diretamente à área de Promoção Social – Núcleo de Projetos Sociais, e tem aprovação sujeita à disponibilidade orçamentária.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.