SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Aprendizes cooperativos do Sescoop/SP recebem capacitação em educação financeira
14/06/2017

O programa Aprendiz Cooperativo, em parceria com o Sicoob Central Cecresp, está promovendo para os jovens aprendizes uma capacitação em educação financeira. O curso utiliza a metodologia DSOP, que aborda quatro pilares de planejamento para a realização dos sonhos que são: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.

Segundo a instrutora de Qualificação do programa, Sant Ana Fernandes, o objetivo é estimular nos jovens uma reflexão sobre os hábitos de consumo, para que eles aprendam a fazer escolhas no presente que levem a sustentabilidade financeira no futuro.

O projeto visa oferecer aos jovens conceitos para a tomada de decisão autônoma, desenvolvendo a mudança de atitude em relação aos gastos e ensinando sobre formas de poupar. “Buscamos desenvolver a cultura da prevenção em relação ao endividamento”, ressalta a instrutora.

De acordo com o professor de Educação Financeira da Cecresp, Laércio Caires, o curso contribui no desenvolvimento pessoal e familiar desses alunos. “E é também um desafio, pois os jovens aprendizes estão iniciando no mercado de trabalho e recebendo seus primeiros salários, o que, acompanhado de maus hábitos de consumo, poderá torná-los futuros devedores”, explica. Para o educador, atuar na capacitação de aprendizes é uma tarefa extremamente prazerosa, estimulante e de um resultado social imensurável.

Do outro lado da sala de aula, a satisfação parece ser a mesma: na opinião do aprendiz Murilo Alves, o curso foi muito gratificante. “O treinamento nos ensinou como é importante lidar com o dinheiro de forma responsável para a realização dos objetivos e sonhos”, declara.


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.