SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Cooperativas paulistas podem ser premiadas pela excelência na gestão
12/04/2017

Edivaldo Del Grande com os dirigentes da Coop e Camda, premiadas em 2015

Promover o aumento da qualidade e da competitividade do cooperativismo brasileiro, por meio da adoção de boas práticas de gestão e governança, pode garantir o reconhecimento das cooperativas paulistas no Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A iniciativa do Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), já premiou em 2015 a Coop e a Camda. Para concorrer, as cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) devem se inscrever até o dia 28/4.

Promovido a cada dois anos, a iniciativa é dirigida às cooperativas singulares registradas e regulares com o Sistema OCB e com o Sistema Ocesp. Mais do que um prêmio, é uma excelente oportunidade para o aprimorar a gestão, ampliar a rede de relacionamentos e aumentar a visibilidade da cooperativa.

Na última edição, referente ao ciclo 2015/2016, foram 32 cooperativas premiadas de todo o Brasil, entre 246 inscritas. Além das cooperativas paulistas Coop e Camda, também foram reconhecidas as paranaenses Sicredi Vale do Piquiri e Castrolanda, que também atuam no Estado de São Paulo.

“As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o país já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de seis mil cooperativas do país tenham aderido ao Programa”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, durante a cerimônia de premiação realizada em 17/11/2015.

Para o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, o Prêmio é a coroação de um trabalho bem feito e reconhece que o cooperativismo faz pela sociedade. “Somos diferentes das empresas comuns. Precisamos divulgar cada vez mais nosso trabalho, tão importante para o Brasil”, explica o líder cooperativista.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão visa ao reconhecimento e ao incentivo das melhores práticas de gestão e governança de cooperativas participantes do PDGC. Para isso, as cooperativas são reconhecidas nas faixas Ouro, Prata e Bronze. Também são escolhidos um vencedor no Destaque Governança e outro no Destaque Melhoria Contínua.

O PDGC segue o modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade. As cooperativas inscritas passam por uma sequência de avaliação e consultoria para mapear pontos fortes e oportunidades, criando processos de otimização e, muitas vezes, de reestruturação.

Inscrições

Prazo final: 28/4/2017

Para inscrever a sua cooperativa, acesse o link:
http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/inscricoes


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.