SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Coopero por um Mundo Melhor
Canais de Comunicação
 
  

Jovens aprendem a ser agentes de transformação em ação voluntária
16/03/2017

No dia 6 de março, os Aprendizes Cooperativos da Turma 5 realizaram uma ação voluntária na Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração (ACTC). A ação contou com diversas brincadeiras com as crianças presentes e também com doações de alimentos não perecíveis, material escolar e produtos de higiene e limpeza – arrecadados pelos aprendizes em uma campanha.

A instituição, localizada na cidade de São Paulo, na região de Pinheiros, foi criada por iniciativa do Prof. Dr. Miguel Barbero para atender crianças e adolescentes que apresentam quadro clínico de cardiopatia grave.

A ACTC oferece hospedagem, alimentação e atendimento interdisciplinar para pacientes não residentes na cidade de São Paulo e beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento nos principais centros médicos que atendem alta complexidade. Conta ainda com diversos profissionais da saúde e educação para dar suporte às crianças e adolescentes que necessitam ficar no local por mais tempo para realizar aulas de reforço ou consultas. 
 
Segundo dados da instituição, em 2015 foram atendidas 26.752 crianças e adolescentes de todo o Brasil. A Assistente de Desenvolvimento Institucional da casa, Flaviana Oliveira, afirma que todos os dias há um grande movimento de crianças.

O Sescoop/SP sempre apoia os jovens do Programa Aprendiz Cooperativo no desenvolvimento de ações de voluntariado e responsabilidade social, com o objetivo de conscientizá-los e perpetuar a filosofia do cooperativismo.

Na visita, os jovens foram acompanhados pela instrutora do programa, Sant Ana Fernandes. “O projeto de voluntariado e responsabilidade social possibilita ao jovem aprendiz ser agente de transformação no meio em que vive, pois desenvolve habilidades e competências tão necessárias para o seu crescimento pessoal e profissional, tais como: trabalho em equipe, cooperação, solidariedade e comprometimento pela causa”, explica. Segundo ela, o programa auxilia a sociedade, já que forma jovens engajados, com postura cidadã e dispostos a colaborarem produtivamente na construção de um mundo melhor.

(Texto: Gabriel Tito)


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.