SESCOOP no Estado de São Paulo
Serviço Nacional de Aprendizagem
do Cooperativismo

 
 
           Login:      Senha:    
 
  
   
 
 

Institucional
Serviços
Programas e Projetos
Cursos e Eventos
Canais de Comunicação
 
  

Workshop mostra que inclusão social contribui para um futuro melhor
18/11/2015

Dois dias dedicados à inclusão social de jovens aprendizes e pessoas com deficiência nas cooperativas paulistas. Assim foram a segunda e a terça-feira, 16 e 17 de novembro, durante o 3º Workshop de Inclusão Social no Cooperativismo, realizado na sede do Sistema Ocesp. Cerca de 100 cooperativistas de várias cidades de São Paulo e de outros Estados do Brasil prestigiaram a programação de palestras com grandes nomes e especialistas nos temas abordados.

Na abertura oficial do evento, o presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande, enfatizou a importância da inclusão como um meio de assegurar um futuro melhor para as pessoas e para o Brasil. “A inclusão não deve ser tratada apenas como uma questão de lei, mas como um ato de cidadania”, afirmou.

Inclusão de Jovens Aprendizes

Após a fala do presidente, o primeiro dia do evento abordou a inclusão de jovens aprendizes nas cooperativas paulistas. As analistas de Formação Profissional do Sescoop/SP, Adriana Oliveira e Camila Araújo, apresentaram informações sobre o Programa Aprendiz Cooperativo. A iniciativa tem contribuído para inserir jovens no mercado de trabalho e muitos têm a oportunidade de serem efetivados pelas cooperativas.

Ainda no primeiro dia, a palestrante Isa Maria de Oliveira abordou a importância dos programas de aprendizagem para a erradicação do trabalho infantil. Já a assistente social Cristina Carvalho palestrou sobre diversidade e inclusão social.

Houve também homenagens às cooperativas participantes, aos parceiros e aos instrutores do Programa Aprendiz Cooperativo. Os troféus foram entregues pelo presidente do Sistema Ocesp Edivaldo Del Grande e pelo presidente do Sistema OCB/RJ Marcos Diaz, que veio do Rio de Janeiro para acompanhar a programação do primeiro dia do workshop.

De acordo com o gestor de RH da Unimed Lorena, Marcos de Oliveira, investir no jovem aprendiz é investir em um futuro melhor. “Jovens bem encaminhados e bem empregados seguem o caminho do bem e isso traz um ótimo retorno para o crescimento deles. A solução é investir na educação e inserir o jovem na sociedade por meio do trabalho”, conclui. 

Veja a galeria de fotos do dia 16/11

Inclusão de Pessoas com Deficiência

No segundo dia do evento, esteve em pauta a inclusão de pessoas com deficiência nas cooperativas paulistas. Palestras com o medalhista paralímpico Yohanson Nascimento e com a jornalista Flávia Cintra mostraram que o estímulo à superação dos desafios da deficiência é fundamental para a inclusão.

Houve também uma apresentação do Curso de Libras lançado este ano pelo Sescoop/SP e uma homenagem aos participantes das primeiras turmas.

À tarde, o destaque foi o debate sobre contratação e retenção de profissionais com deficiência, com o gerente de Diversidade da Basf, Guilherme Bara e a gerente de Atração e Retenção do Atacadão, Cláudia Leitão, mediado pela consultora e atriz Tábata Contri.

Para Ana Paula Fernandes, colaboradora da Cooperata presente ao workshop, “é necessário que os programas de inclusão possibilitem às pessoas com deficiência o desenvolvimento na carreira dentro da empresa”. A cooperativa apoia as iniciativas de inclusão social do Atacadão, empresa que conta com cerca de 800 profissionais com deficiência no quadro de colaboradores.

Depois do debate, houve apresentação sobre o cenário de inclusão de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo. Para encerrar o evento em clima de descontração, uma apresentação do espetáculo "Coopalhaçada".

Veja a galeria de fotos do dia 17/11


  
  
 
 
© Todos os direitos reservados ao SESCOOP/SP. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.