Objetivo:
Contribuir com o aprendizado sobre os conceitos da Lei Geral de Proteção de Dados, trazendo os fundamentos jurídicos e impactos legais sobre a utilização da tecnologia da informação no dia-a-dia da cooperativa. Além disso, vamos discutir sobre a metodologia que poderá ser utilizada como base para o projeto de conformidade, sobre boas práticas de segurança da informação e quais os documentos necessários devem ser mantidos para comprovar a conformidade com a lei.
Público Alvo:
Dirigentes, gestores, advogados, colaboradores da área de TI e outros colaboradores das cooperativas que estão direta e/ou indiretamente ligados à capitação e tratamento dos dados pessoais de funcionários, clientes e fornecedores.
Metodologia:
Exposição e debate
Número de Vagas:
65
Carga Horária:
16
Data de Início:
09/03/2021
Data de Término:
11/03/2021
Horário de Início:
08:30
Horário de Término:
12:30
Conteúdo Programático:
Atenção: curso possui carga horária total de 16h, sendo módulo 1 com 12h e módulo 2 com 4h.
Módulo 1 - 12h
Introdução sobre o envolvimento de todos na disseminação de dados pessoais;
O que é compliance;
Interpretação da lei 13.709/18 abordando seus tópicos:
Normas gerais;
Tratamento de dados pessoais;
Tratamento dos dados pessoais sensíveis;
Término do tratamento;
Direitos do titular dos dados;
Agentes de tratamento de dados pessoais;
Responsabilidades;
Tratamento dos dados pessoais pelo poder público;
Transferência internacional de dados;
Responsabilidade e ressarcimento de dados;
Segurança e boas práticas;
Fiscalização;
Sansões administrativas;
Autoridade nacional e conselho nacional de proteção de dados pessoais e privacidade;
Disposições gerais e transitórias.
Módulo 2 - 04h
Boas práticas de governança;
Tratamento dados sobre o enfoque do Órgão Regulador;
Aplicação da LGPD por ramo - impacto, riscos, pontos de atenção e prevenção;
Plano de ação: orientações para implantação da LPGD na sua cooperativa.
Instrutor: José Waldenez Garcia Junior
Observação:
1. Para receber o certificado de conclusão do curso, é necessário frequência mínima de 75% de presença.
2.O curso tem como prioridade o atendimento para as Cooperativas do estado de São Paulo. Havendo vagas remanescentes, disponibilizaremos para participantes de outros estados.
Pergunta(s):
• Como soube da palestra? (Portal, técnicos, jornais e revistas, indicações cooperativa, outros: quais?) • Qual seu interesse na palestra? (História, legislação, Constituição, outros: qual?) • Você tem conhecimento sobre cooperativismo? • Você já conhece o Sistema OCESP?
Local do Evento:
AO VIVO - MICROSOFT TEAMS
A aula será realizada através do aplicativo TEAMS
(Para acesso ao curso, o participante receberá o link por e-mail em até 02 dias da data de início do curso. Lembre-se sempre de verificar sua caixa de SPAM).